Esse material, concebido na forma de um ambiente virtual de aprendizagem, ao modo de uma cartilha interativa, foi desenvolvido a partir do projeto "A pegada doméstica e o uso racional da água", financiado pelo "Programa de Apoio à produção de material didático para a Educação Básica", uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC) e a Agência Nacional das águas (ANA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Sua produção envolveu professores pesquisadores, alunos de graduação e pós graduação da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), a Universidade de São Paulo, campus de Piracicaba, além de profissionais da área de Tecnologia da Informação, desenho gráfico e animação.
O material foi organizado com o objetivo de contribuir para reflexões sobre as relações existentes entre as ações cotidianas e a qualidade e quantidade de água potável disponível para consumo humano com foco no ambiente doméstico, situando a residência doméstica como um espaço de referência dentro do ciclo hidrológico. Os conteúdos foram tratados a partir de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo conceitos relacionados às diversas áreas do saber: biologia, química, física, geografia, matemática e com abordagem para a educação ambiental.
Com o intuito de facilitar a comunicação e assimilação de conteúdos, como também tornar o material atraente, principalmente para estudantes da educação básica, se utilizou diferentes linguagens: imagens, textos, vídeos, sons, além de exercícios interativos que contam com um sistema de atribuição de pontos, na forma de litros de água, de forma similar a um jogo. Desse modo, o emprego das tecnologias da informação e comunicação contribui para a modernização e inovação dos processos de ensino e de aprendizagem.
A plataforma contém doze módulos: 1) Água e saúde; 2) A Água no Planeta; 3) Água virtual; 4) Bacia hidrográfica e cobertura vegetal; 5) Consumo doméstico; 6) Conta de água; 7) Efluentes; 8) Esgoto Doméstico; 9) Eutrofização; 10) Reuso e captação da água da chuva; 11) Tratamento da água e 12) Tratamento do esgoto. Cada módulo funciona como uma unidade autônoma, havendo a possibilidade de se executar apenas os módulos que forem de interesse do professor e alunos.
Os
módulos foram desenvolvidos com o emprego de exercícios interativos, de modo a
criar condições para que os estudantes possam construir seus conhecimentos, ao
invés de recebê-los de forma pronta e acabada. Os exercícios contam com um
sistema de contagem de pontos na forma de litros de água. A meta é conseguir
acumular 5.000 litros de água. O usuário tem três chances para acertar cada
exercício e ganha litros de modo proporcional ao número de tentativas.
Equipe do Projeto “A pegada doméstica e o uso racional da água”
EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO
Coordenação Geral
Laura Alves Martirani
Coordenação Científica e Pedagógica
Laura Alves Martirani
Taitiâny Karita Bonzanini
Desenvolvedores do sistema
Murilo Beltrame
Romildo Benicio da Cruz Junior
Colaboradores
Amanda Almeida Rocha
Athaan Ingrid da Silva
Bruna Hornink
Estela Maria de Azevedo Nery Ferreira
Eula Raissa Chaves de Almeida
Fernanda Martins
Gabriel Bettanin Servidone
Giulio De Marco Teixeira
Jessica Adriele Mandro
Juliana Gonzales Rodrigues
Luã Gabriel Trento
Lucas Roberto de Oliveira
Luiz Henrique Simões Franco
Mariana Gomes Vicente
Pedro Antônio P. Andrade
Pedro Moretti Alves
Samanta Letícia Lopes Nanzer
Tali Aspis
Thiago Gomes Pilotto
Vinícius Henrique Beltran
Direção Artística
Laura Alves Martirani
Desenhistas
Sergio Moreira
Samuel Maldonado da Silva
Letícia Maria Machado Rodrigues
Agradecimentos
Anderson Ferrante Gil
Ariovaldo Miguel Carvalho
Luciano Roberto Tapia
Escola Estadual "Honorato Faustino"
Universidade de São Paulo
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Departamento de Economia, Administração e Sociologia
Licenciatura em Ciências Agrárias e Ciências Biológicas
Laboratório de Vídeo
Piracicaba - SP 2016
Prezado professor,
Esse ambiente virtual, concebido na forma de uma cartilha interativa, focaliza o
tema água. Foi produzido com o intuito de constituir um material de apoio para o
trabalho pedagógico, bem como para ser utilizado por alunos e pessoas interessadas
no assunto. Sua concepção considerou a importância das tecnologias da informação e
da comunicação como ferramentas dinamizadoras dos processos de ensino e de aprendizagem.
No entanto, entendemos que o tema não se esgota nessa proposta, por isso sugerimos
atividades, recursos, materiais e metodologias complementares que poderão contribuir
para ampliar as discussões sobre o Uso Racional da Água.
Acesse aqui algumas dessas propostas:
Atividades práticas – Exercícios – Imagens – Simulações – Textos – Vídeos – Visitas didáticas
Além disso, e com o objetivo de aperfeiçoar o material, desenvolver novos materiais e, mesmo, produzir material científico na área de Educação, pedimos sua contribuição em nossa pesquisa.
Clique aqui para participar da pesquisa
Agradecemos seu interesse e desejamos grande sucesso em suas atividades.
Equipe do Projeto “A pegada doméstica e o uso racional da água”